Profissional da desentupidora realiza manutenção na tubulação do condomínio
Publicado em 02 de agosto de 2021

Por que fazer a manutenção preventiva na tubulação do condomínio?

Compartilhe!

Pense no seguinte cenário: sábado à noite e um cheiro ruim empesteando a casa inteira. O que fazer nessa situação? Você já imaginou que essa situação poderia ter sido evitada se fosse realizada a manutenção preventiva na tubulação do condomínio? Nesse sentido, a Ymaa Desentupidora preparou um conteúdo sobre os benefícios dessa precaução. Continue a leitura!

O que pode causar o entupimento no condomínio?

Em primeiro lugar, é preciso saber qual é a origem dos entupimentos. Assim, será possível se programar para manutenção preventiva na tubulação do condomínio. Veja as principais causas do entupimento das colunas coletoras prediais:

  • descarte irregular do óleo de cozinha;
  • restos de comida;
  • jogar papel higiênico, absorventes e outros materiais dentro do vaso sanitário;
  • tubulação antiga da caixa de gordura.

Todos esses fatores citados podem causar o entupimento de pia, do vaso sanitário e do ralo. Nesse sentido, esses sistemas de escoamento estão diretamente ligados às redes de esgoto que, por sua vez, envolvem toda a tubulação do condomínio.

3 pontos para fazer a manutenção preventiva na tubulação do condomínio

1- Obras programadas

A manutenção preventiva na tubulação do condomínio possibilita o planejamento das obras. Ou seja, sem correria, dores de cabeça e surpresas. Afinal, esses tipos de reparos podem comprometer o abastecimento de água e uso das pias durante um tempo determinado. Sendo assim, o síndico poderá avisar com antecedência para que todos os moradores se programem para essas ações.

2- Reduz gastos corretivos

Outro ponto importante é ressaltar que essa precaução custa menos que o conserto. Desse modo, durante a manutenção preventiva será realizada a limpeza interna da tubulação e retirada de materiais que venham obstruir a passagem de fluidos. Além disso, a desentupidora contratada irá checar o estado dos canos, caixa de gordura, fossa e coluna coletora do condomínio.

3- Aumenta a vida útil do sistema hidráulico

Uma vez que você solicita a manutenção preventiva na tubulação do condomínio também contribui para o aumento da vida útil do sistema hidráulico. Além de garantir o perfeito funcionamento da tubulação, é possível economizar gastos futuros de uma troca completa do sistema.

Bônus: o entupimento no condomínio é culpa do morador ou do síndico?

Essa pergunta é um tanto quanto polêmica. Isso porque o síndico é responsável por contratar a mão de obra para realizar pequenos reparos em locais de uso coletivo que fazem parte do imóvel. Ou seja, solicitar a manutenção na tubulação do condomínio, incluindo rede de esgoto, fossa, colunas e vazamentos de água, está entre as suas funções.

O papel do síndico também inclui emitir alertas em reuniões sobre boas práticas para evitar o entupimento. Porém, entupimentos de pias, ralos, vasos sanitários e outros locais de uso pessoal e exclusivo do morador não são culpa do síndico do condomínio.

Solicite a manutenção preventiva da Ymaa Desentupidora!

Não perca mais tempo, solicite agora mesmo a manutenção preventiva da tubulação do condomínio! A Ymaa é uma desentupidora no RJ especialista em atendimentos em residências, lojas, empresas e restaurantes. Realizamos serviços em canos, esgoto, fossa e muito mais.

Se preferir, ligue para (21) 3297-3588 ou nos chame no WhatsApp.