veja como funciona um rede de drenagem pluvial
Publicado em 03 de novembro de 2020

Rede de drenagem pluvial: quais os perigos do entupimento?

Compartilhe!

Você está se perguntando por qual motivo deve se preocupar com a rede de drenagem pluvial? Apesar de se achar que este é um serviço feito exclusivamente pela prefeitura da cidade, isso é um engano. A rede de drenagem pluvial também é responsabilidade dos condomínios e casas. Nesse post, você vai entender os perigos de estar com a rede de drenagem pluvial entupida. Confira!

Importância de separar as redes de drenagem

É importante salientar que rede de drenagem pluvial é diferente da rede de esgoto. Além de terem destinos diferentes, a rede de esgoto não suporta a quantidade de água gerada pelas chuvas. Quando isto ocorre, tal mistura pode fazer com que a rede de esgoto fique entupida. Com isso, o esgoto volta para as casas.

Perigos de estar com a rede de drenagem pluvial entupida!

O retorno da água das chuvas com o esgoto é prejudicial para a saúde. Isso é afirmado a partir do momento que o esgoto traz com ele doenças como:

Além das doenças, há o prejuízo ambiental. A rede de drenagem pluvial não possui nenhum tratamento antes de ser despejada. Se há um ligamento da rede de esgoto com a pluvial, os desejos vão parar nos rios, lagos e mares sem tratamento prévio. Isso gera poluição nestes ambientes e, por consequência, para a flora e fauna marinha. E caso algum ser humano venha a entrar nestes ambientes contaminados, vão se contaminar também.

Um grande volume de chuva, somado ao entupimento da rede de drenagem pluvial, provoca alagamentos nas casas. Consequentemente, a perda de mobílias, roupas entre outras coisas pessoais.

O que gera o entupimento da rede de drenagem pluvial?

Os motivos que geram esses entupimentos são variados. Porém, os principais são descuido do síndico em fazer revisões frequentes nas redes e a falta de conscientização de alguns moradores.

O descarte indevido de resíduos como resto de comida, gordura, objetos jogados no vaso, entre outros, também obstruem os canos e causam o entupimento.

Revisões regulares são uma maneira de identificar o entupimento e prevenir que ele evolua.

Como evitar o entupimento?

Para evitar o entupimento é importante adotar alguns hábitos para não ter grandes problemas no encanamento.

Conscientizar os moradores para que evitem jogar resíduo ou gordura nos dutos, pois se acumulam fácil nos canos.

Separação das redes e também vistorias regulares são uma ótima forma de evitar problemas.

E por fim, ter sempre o telefone da desentupidora, preferencialmente que seja 24 horas, para caso o problema ocorra, ela vá até o local desentupir.

Conte com a Ymaa Desentupidora

Na Ymaa Desentupidora, manutenções regulares são feitas por profissionais capacitados e utilizando maquinários de ponta para sua melhor experiência. Entre em contato conosco e peça já seu orçamento!

Confira outros artigos no nosso blog:

O que é caixa de gordura? Entenda sua utilidade!
Você sabe qual a diferença entre caixa de gordura e caixa de esgoto?
Pia entupida: quais as causas e como prevenir?