exemplo de ralo entupido no banheiro
Publicado em 08 de fevereiro de 2021

Ralo entupido: quais os motivos que levam a esse problema?

Compartilhe!

Um ralo entupido é um dos problemas mais recorrentes da rotina doméstica. Ainda que você use telas e tampas para tentar proteger o local, a sujeira acaba penetrando nos canos e causando um grande entupimento. Desentupir o ralo é um procedimento chato e que requer reforço profissional. Para evitar que chegue a esse ponto, reunimos as principais causas do entupimento de ralos. Conheça-as e saiba como escapar desse sufoco!

Conheça os 2 principais motivos que deixam o ralo entupido

1- Acúmulo de resíduos

O acúmulo de resíduos é o principal motivo que causa o entupimento do ralo.

Veja bem, os ralos têm a função de coletar a água residual e escoá-la para a rede de esgoto. Quando um detrito, por menor que seja, passa pelo ralo e chega até os canos, ele impede que a água cumpra com o seu curso normal. Nesse momento, surge o ralo entupido!

Qualquer sujeira acumulada nos canos pode causar o entupimento dos ralos. Em geral, os itens que mais contribuem para o surgimento do problema são:

  • fios de cabelo;
  • restos de alimentos;
  • pedaços de papel higiênico;
  • gorduras;
  • sabão;
  • embalagens;
  • terra;
  • areia;
  • pequenos objetos.

Portanto, seja no banheiro, na cozinha ou em qualquer outra área da casa, fique atento ao descarte desses resíduos. Jogue-os no lixo, nunca diretamente na pia ou no ralo!

2- Falta de limpeza preventiva

A limpeza preventiva do ralo é fundamental para evitar o entupimento dele. Ela deve ser feita regularmente para impedir o surgimento do problema. O intuito é identificar se há resíduos, detritos e sujeiras no ralo. Caso haja, devem ser removidos imediatamente. Assim, evita-se que eles escoem para a tubulação e deixem o ralo entupido.

A limpeza periódica ajuda a proteger a rede de esgoto. Além disso, previne más consequências do entupimento, como transbordamento e mau cheiro.

Como evitar o entupimento do ralo?

Existem 5 medidas simples que são suficientes para evitar a obstrução da tubulação e, consequentemente, o entupimento do ralo. Coloque em prática:

  1. mantenha o ambiente (banheiro, cozinha e área de serviço) sempre limpo;
  2. limpe os ralos, no mínimo, uma vez por mês;
  3. retire fios de cabelo e restos de sabonete do boxe do banheiro;
  4. instale redes de proteção nos ralos;
  5. evite descartar qualquer tipo de resíduo no ralo.

Conte com uma desentupidora profissional!

Você leu este artigo tarde demais, não conseguiu colocar nossas dicas em prática e está com o ralo entupido? Não tem problema, nós da Ymaa podemos resolver essa questão para você! Somos uma desentupidora 24 horas no Rio de Janeiro que realiza todos os tipos de desentupimento, desde ralos até caixas de gordura.

Temos todos os materiais e equipamentos necessários para desobstruir o ralo de forma rápida e segura. Conte com a expertise dos nossos profissionais e resolva seu problema a qualquer hora do dia. Estamos disponíveis! Fale conosco e tire suas dúvidas sobre os nossos serviços!

Gostou deste artigo? No Blog da Ymaa você encontra outros conteúdos interessantes sobre o assunto. Acesse o link e confira!