pia entupida
Publicado em 29 de setembro de 2020

Pia entupida: quais as causas e como prevenir?

Compartilhe!

De repente você estava lavando a louça do almoço de domingo na sua casa e notou a pia entupida? Essa situação é incômoda e costuma ocorrer na maior parte dos lares. Por isso, se você já passou por essa experiência certamente já deve ter percebido que uma série de erros foram responsáveis por esse acontecimento.

Neste artigo, a Ymaa Desentupidora trouxe algumas informações sobre as causas do entupimento de pia e como preveni-lo. Tem curiosidade sobre o assunto? Continue a leitura!

O que pode deixar a pia entupida?

No geral, o entupimento ocorre em decorrência de maus hábitos no uso da pia. Separamos algumas atitudes que às vezes passam desapercebido, mas que são as principais causadoras do entupimento de encanamentos e, consequentemente, da pia. Veja.

1- Dispensar óleo na pia

Óleo é um material menos denso que a água. Em decorrência disso, as moléculas dele não se misturam e isso termina eliminando a capacidade de se diluir. Conforme, então, o óleo vai sendo dispensado dentro da pia, há maior chance de entupimento.

Neste caso, é importante lembrar que o óleo, como não será diluído, tende a se acumular na parede dos canos e na caixa de gordura. Sendo assim, a pia entupida pode resultar em danos na rede de esgoto e demais instalações interligadas à ela.

2- Depositar restos de comida no ralo

Restos de comida também podem ser responsáveis por deixar a pia entupida. Por serem materiais sólidos e, portanto, com maior resistência, não são diluídos em água nem, muito menos, quebrados pela ação do detergente. Desta maneira, são capazes de se acumular entre as curvas da tubulação impedindo a passagem de água de forma parcial ou completa.

3- Colocar borra de café no ralo

Algumas pessoas pensam que a borra de café seja inofensiva, mas esta colocação é equivocada. Assim como o óleo e o resto de comida, ela também pode se acumular entre os canos e provocar entupimento na pia.

Por conta do pó ter tamanho bem reduzido, tende a se unir às partículas de gordura e formar uma gosma pegajosa. Esse fator obstrui o escoamento.

E como evitar esse problema?

A Ymaa Desentupidora entende que atitudes simples sejam capazes de prevenir o aparecimento de pia entupida. Apontamos algumas na sequência.

1- Preveja os encanamentos corretamente

O planejamento dos encanamentos deve ser feito ainda enquanto a residência está sendo preparada para moradia. Uma boa estrutura será capaz de minimizar o risco de danos no futuro. Dentre eles, está a possibilidade de se deparar com a pia entupida.

O uso de tubos mais largos e com menos curvas é indicado.

2- Use rede de proteção no bocal da pia

Conhece aquelas redes de proteção que encaixam entre a pia e a tubulação? Apesar de parecerem frágeis, são muito eficazes para diminuir o acúmulo de comida no ralo. Elas impedem que materiais grandes ultrapassem.

Em função disso, sempre que for manusear alimentos é importante que ela esteja posicionada dentro da pia.

3- Leve o filtro de café direto para o lixo

Por último, já deixamos bem claro que o pó de café pode ser um dos vilões da sua pia, correto? Desta forma, opte por filtros de café e deixe-os sempre no lixo após o uso.

Mas se a pia continua entupida, o que fazer?

Bom, se você já tomou todas as providências para pia entupida e ainda assim continua tendo problemas, a Ymaa Desentupidora pode te auxiliar. Fazemos atendimento 24h no Rio de Janeiro. Nossa equipe está preparada para lhe servir a qualquer momento. Nossos serviços são feitos de modo rápido e sem deixar sujeira! Nosso compromisso é com a qualidade. Escolha quem conhece o assunto.

Aproveite e faça contato conosco agora mesmo! Estamos aguardando sua mensagem.

Pensa que finalizamos por aqui? Ainda não. Em nosso blog já falamos sobre outros assuntos relacionados a este que podem te interessar. Veja alguns: