Imagem mostrando o que é caixa de gordura
Publicado em 02 de setembro de 2020

O que é caixa de gordura? Entenda sua utilidade!

Compartilhe!

A caixa de gordura é um dispositivo encontrado na maioria das construções atualmente. Pode ser de alvenaria ou PVC e ela, de modo geral, armazena a gordura impedindo que esta vá diretamente para a rede de esgoto. No artigo de hoje da Ymaa Desentupidora, você entenderá de uma vez por todas o que é caixa de gordura, como ela funciona e qual a forma correta de limpá-la. Veja, a seguir.

Afinal, o que é caixa de gordura?

Esse objeto serve para proteger a tubulação, seja de áreas comerciais ou residenciais. O próprio nome já dá sugestões sobre o que é caixa de gordura. Basicamente, é uma caixa que serve para coletar a gordura eliminada pela manipulação de alimentos na pia, impedindo que ela provoque entupimentos.

Quando você despeja gordura na pia da cozinha, como óleo, este é coletado pela caixa de gordura.

Quando em edifícios, as caixas de gordura não podem ser instaladas dentro do prédio, de acordo com a NBR 8160. Pois isso torna a manutenção mais fácil e sem causar um odor ruim no interior das residências.

Como ela funciona?

Agora que você já entendeu o que é caixa de gordura, fica mais fácil assimilar o seu funcionamento.

Existem dimensões específicas para a caixa de gordura, de acordo com a NBR 8160. São elas:

Tabela sobre o que é caixa de gordura

Dito isto, vamos entender como ela funciona. Toda caixa de gordura possui um volume mínimo de água, que funciona como filtro. Tudo que vem da pia da cozinha, como água e óleo caem dentro desse grande “balde de armazenamento”. Entretanto, como aprendemos na escola, água e óleo não se misturam. Portanto, todas a gordura fica boiando na superfície.

A água, por sua vez, é despachada por um tubo localizado na parte inferior da caixa e chega até a rede de esgoto. Enquanto isso, a gordura segue se acumulando dentro da caixa. Por isso, a manutenção é essencial!

Como limpar caixa de gordura?

Muitas pessoas têm o hábito de tentar limpar a caixa de gordura sozinhos, de forma manual. Mas essa tarefa pode ser um tanto incômoda, principalmente pelo cheiro emanado. Além disso, se a gordura não for retirada de forma correta, pode acabar causando problemas sérios na tubulação. Por isso, a indicação é que você contrate uma empresa especializada para desentupir o recipiente.

Uma caixa muito cheia pode prejudicar o fluxo de água na pia, transbordar, atrair insetos e entupir toda a tubulação conectada a ela. Por isso, contrate uma desentupidora de caixa de gordura, como a Ymaa! Possuímos anos de experiência, além de equipamentos modernos e adequados para a função!

Resolvemos o problema de forma eficiente e deixamos tudo limpo para você! Além da caixa de gordura, também fazemos desentupimento de pia, canos, coluna, esgoto, vaso sanitário e ralo.

Entre em contato conosco e peça já seu orçamento!