Entenda a diferença de uso entre maquinário eletro-rotativo e vara
Publicado em 05 de março de 2021

Qual a diferença de uso entre maquinário eletro-rotativo e vara?

Compartilhe!

Os materiais utilizados por desentupidoras não são de conhecimento geral. Você, por exemplo, conhece o maquinário eletro-rotativo e vara? Neste artigo nós explicamos quais as funções e como esses dois são utilizados. Interessado no tema? Continue lendo!

Maquinário eletro-rotativo e vara: diferença de uso

Para um desentupimento bem sucedido, é preciso que o profissional escolhido conheça os materiais que irá usar. Sem isso, pode acontecer o contrário do esperado: o agravamento do problema. Dessa forma, em um trabalho, ele precisa saber:

  • qual é o problema;
  • qual o motivo do problema;
  • qual ferramenta vai usar;
  • como usar a ferramenta escolhida.

Entendendo a situação como um todo e sabendo qual a resposta para as questões acima, ele terá capacidade de efetivar o serviço. E você, sabe quando há a necessidade de uso do maquinário eletro-rotativo e vara?

Maquinário eletro-rotativo

Essa máquina usa do movimento giratório para realizar o serviço. Ela faz uma raspagem interna do encanamento, tirado o excesso de lodo. O objetivo desse maquinário é desprender os dejetos das paredes da tubulação. Assim, eliminando a obstrução e facilitando a passagem.

Esta ferramenta geralmente é indicada para entupimentos de pequeno porte, como entupimento de:

O maquinário eletro-rotativo deve ser manuseado por profissionais qualificados e experientes. Pessoas que estejam fora dessa descrição podem acabar por prejudicar a tubulação. Além de ser um perigo para a saúde.

Vara

Também chamado de cabo ou arame, essa ferramenta é de uso mais simples. Ela é constantemente utilizada em entupimentos que envolvem:

  • pelos;
  • fios de cabelos;
  • pequenos objetos.

Esse material é utilizado como uma espécie de gancho. Ajuda a retirar de dentro da tubulação o que estiver causando a obstrução (canos, pias, ralos, entre outros).

Apesar de ser usado para situações mais simples e parecer fácil de manusear, a operação por pessoas desqualificadas pode gerar outras consequências. A tentativa de um leigo pode agravar o problema e criar mais transtornos. Por isso, é importante sempre chamar um profissional. Essa é a melhor solução!

Chame profissionais!

É importante, em situações de desentupimento, contratar profissionais qualificados. É necessário que eles tenham o devido conhecimento sobre os problemas e as técnicas específicas para resolvê-los. Eles precisam saber a diferença de uso entre maquinário eletro-rotativo e vara. A Ymaa Desentupidora é uma empresa profissional e de confiança. Precisando de ajuda com algum entupimento? Conte conosco!