limpeza de sifão de pia
Publicado em 02 de julho de 2021

Entenda a importância da limpeza do sifão de pia e como fazê-la

Compartilhe!

Já ouviu falar em limpeza de sifão de pia? Saiba que ela é importante e deve ser realizada periodicamente por um profissional, de preferência. Dessa forma, são evitados diversos problemas no encanamento. Quer saber por que essa higienização é relevante e como deve ser feita? A Ymaa Desentupidora ajuda. Continue lendo este artigo!

Importância da limpeza do sifão de pia

O sifão de pia é uma peça localizada logo abaixo da cuba. Ele faz parte do encanamento e auxilia no escoamento da água. Além disso, possui um formato sinuoso que evita:

  • vazamentos;
  • a baixa velocidade de passagem da água;
  • o retorno de dejetos;
  • o retorno do odor;
  • o aparecimento de insetos.

No entanto, em alguns casos ocorrem entupimentos que podem gerar os contratempos citados acima. Por esse motivo, torna-se importante manter um bom funcionamento do sifão. Uma das maneiras para isso, então, é realizar a limpeza dele.

Como limpar um sifão?

Como dito anteriormente, é importante realizar a limpeza do sifão de pia. Isso porque irá impedir o acúmulo de resíduos no interior da peça e, assim, evitar transtornos desnecessários com o encanamento. Veja como você pode fazer a limpeza do sifão de pia!

Passo 1: prepare-se

O primeiro passo é fazer a preparação tanto do espaço onde será feita a limpeza do sifão de pia quanto a colocação de equipamentos de proteção.

Sendo assim, posicione um balde embaixo da pia. Esse será utilizado para despejar o que tiver por dentro do encanamento. Aqui, também pode ser utilizada uma bacia ou o recipiente de preferência.

Depois de colocar o balde no local correto, ponha suas luvas. Desse jeito, você estará protegido de quaisquer perigos como vírus e bactérias, que podem estar nas áreas a serem higienizadas.

Passo 2: desenrosque a peça

Após a preparação inicial e a colocação do equipamento de proteção desejado, é o momento de iniciar a limpeza propriamente dita. Para isso, desenrosque o sifão nas duas pontas. O líquido que estiver acumulado pode ser despejado no balde.

Passo 3: faça a limpeza superficial

Já com o sifão de pia solto, provavelmente você verá resíduos grudados em ambas extremidades da peça. Retire-os com os dedos se possível. Depois, limpe essas pontas com água e sabão. Se preferir, você pode fazer o uso de uma escova de dente e já iniciar o próximo passo.

Passo 4: termine a higienização

Higienizou as saídas do sifão? Agora, precisamos limpar o resto da peça. Para isso, pegue o balde e descarte todos os resíduos que foram jogados no recipiente. Feito isso, coloque o sifão no balde e encha-o de água. Com o auxílio da escova e a utilização de detergente, lave e esfregue a peça.

Após a finalização da limpeza do sifão de pia, coloque-o de volta no lugar. Se o modelo que você possuir for flexível, lembre-se de deixá-lo com uma curvatura. Atente-se também para a correta vedação. Encaixe e rosqueie a peça com cuidado. Isso irá evitar o mau cheiro e entupimento.

Existe periodicidade exata para a limpeza do sifão de pia?

Não existe uma periodicidade exata para a realização da limpeza do sifão. O intervalo ideal irá depender do uso da pia. Geralmente a pia do banheiro é mais utilizada e, por isso, exige uma higienização mais frequente. Essa pode ser limpa, então, uma vez a cada mês. A pia da cozinha vem em seguida, precisa de uma limpeza a cada dois meses.

Atenção: a manutenção preventiva da tubulação deve ser feita uma vez ao ano ou a cada 6 meses. Dessa forma, evita-se problemas e gastos desnecessários.

Conte com a Ymaa Desentupidora!

Já conhece a Ymaa Desentupidora? Somos uma empresa especializada em diferentes tipos de serviços destinados a resolver obstrução em fossa, vaso sanitário, ralo, pia, entre outros. Precisa de uma desentupidora 24 horas do RJ?

Fale conosco e faça um orçamento!

Este artigo lhe foi útil? Visite nosso blog! Lá você encontra outros como este. Confira algumas sugestões de conteúdo abaixo: