Descubra como evitar o entupimento de ralo.
Publicado em 05 de março de 2021

Saiba como evitar o entupimento de ralo!

Compartilhe!

O entupimento geralmente é resultado de acúmulo de alguma substância ou presença de um objeto, que estaria obstruindo a passagem. Acontece que esse impedimento pode causar problemas, como riscos à saúde, danos na peça ou atrair bichos indesejados. Para que você não sofra com essas questões, nós montamos este artigo com dicas para evitar o entupimento de ralo. Confira!

Dicas para evitar o entupimento de ralo!

É comum que aconteçam entupimentos, principalmente em residências. Tanto ralos de banheiro quanto ralos de cozinha são alvos desses contratempos. Para que não ocorram problemas, é preciso tomar precauções. Veja algumas dicas de como evitar o entupimento de ralo!

1- Tampas

É comum que, de vez em quando, ralos de banheiro se encontrem entupidos. As causas desse problema são comuns, como:

  • fios de cabelo;
  • pelos;
  • resto de sabonete;
  • lixo (exemplo: fio dental);
  • entre outros.

Outro motivo, também recorrente, de entupimento é a reforma. Isso porque deixam resíduos, como a areia, que passam pelo ralo de maneira fácil. A forma mais simples e eficaz de evitar a necessidade de desentupir esse tipo de ralo é fazendo o uso de tampas. Elas impedem que o resíduo passe para o outro lado. Geralmente essas peças já vêm completas, e o fechamento do ralo ocorre de maneira fácil.

2- Não use o ralo como lixeira

Como dito no tópico 1, é importante que o usuário ou proprietário entenda que o ralo não é uma lixeira. Ele não deve ser usado como forma de descarte de resíduos. A consequência para essa ação é o entupimento. Isso porque, mesmo que o elemento seja pequeno, ao descartá-lo, ele acaba por se acumular com os despojos anteriores. Além da possível propagação de poluição.

3- Não desentupa sozinho

Ao tentar resolver o problema sozinho, muitos residentes podem acabar por piorar o problema. Por não terem experiência ou conhecimento profissional, é comum que desentupidoras sejam chamadas depois da tentativa caseira. Acontece que alguns esforços causam outros prejuízos, como:

  • piora no entupimento;
  • danos maiores ao encanamento;
  • riscos à saúde.

Não tente resolver o problema sozinho. Chame um profissional e garanta uma resolução!

4- Mantenha a limpeza em dia

Essa é uma das formas mais eficientes de evitar o entupimento de ralo. Manter a limpeza em dia ajuda na garantia de que nenhum objeto ou resíduo indesejado chegará perto do ralo. Além disso, também ajuda a evitar problemas como fungos e bactérias. É sempre importante prezar por uma boa limpeza!

5- Faça manutenção periódica

A também chamada manutenção preventiva é fundamental àqueles que desejam evitar problemas. Por isso, contrate uma empresa para realizar esse serviço periodicamente e evite maiores intercorrências!

Problemas com entupimento? Chame a Ymaa Desentupidora!

Se não deu para evitar o entupimento de ralo dessa vez, conte conosco! Nós somos uma empresa especializada no desentupimento. Seja de vasos sanitários, canos, pias ou ralos, a Ymaa dá conta do serviço! Entre em contato conosco! Ou peça um orçamento através do número (21) 96879-2222!