Vemos um profissional resolvendo um entupimento de fossa. Conheça as causas!
Publicado em 06 de outubro de 2021

4 causas do entupimento de fossa: descubra quais são e as soluções!

Compartilhe!

Em alguns casos pode parecer que o entupimento de fossa ocorre de maneira natural. Porém, não acontece assim. São várias as vezes em que a obstrução advém da falta de manutenção ou existência de algum objeto inapropriado na cavidade. Para evitar a dor de cabeça, nós preparamos este artigo para te mostrar as principais causas do bloqueio e a melhor forma de resolver o problema. Fique atento!

Entupimento de fossa: conheça as principais causas!

1- Óleo ou gordura

Entre as causas comuns de entupimento de fossa, canos e pias estão as gorduras e óleos. Isso porque esses resíduos se solidificam na tubulação. Com o tempo, são acumulados e causam problemas sérios de obstrução, tanto na fossa séptica quanto nos canos em si. Para evitar o problema, é preciso acumulá-los em um recipiente e descartá-los no lixo.

2- Objetos sólidos

Alguns objetos também causam o entupimento de fossa, tais como:

  • comida (mesmo que exista um sistema de triturador);
  • fio dental;
  • sacolas plásticas;
  • absorventes;
  • papel higiênico;
  • entre outros.

Essa obstrução acontece porque sólidos se prendem nas superfícies da tubulação e impedem a passagem dos demais resíduos. Eles podem ainda causar prejuízos maiores, como danos na tubulação. Além da dor de cabeça existe o gasto de materiais e mão de obra.

Deixou cair algum desses itens no ralo, pia ou vaso sanitário? Verifique se a água está demorando mais que o habitual para descer. Esse é um sinal de problema! Cuidado ao descartá-los!

3- Cabelos e barbas

Outra causa comum de entupimento é o descarte incorreto de cabelos e barbas. Algumas pessoas possuem o hábito de jogá-los na pia, por exemplo. Isso também causa um acúmulo, que impede a passagem de demais resíduos e, às vezes, da própria água. O ideal é rejeitar os fios no lixo.

4- Falta de limpeza em ralos e em sifões de pias

A falta de manutenção e limpeza das tubulações também é um fator que aumenta as chances de obstrução. Afinal, é com a higienização do sifão e de ralos que os resíduos são percebidos e retirados. A inexistência desse cuidado promove um acúmulo de sujeira, podendo causar o entupimento de fossa.

Como resolver o entupimento de fossa?

Para realizar o desentupimento de fossa de esgoto é necessário contar com um profissional. Qualquer dano causado à tubulação pode gerar vazamentos e a decorrente contaminação do solo. Se você possui um problema de entupimento como esse, o ideal é contratar um encanador. Ele conhece as técnicas certas e ainda evita a poluição do meio ambiente.

A Ymaa Desentupidora pode te ajudar!

Está com problemas de entupimento de fossa? Conte com os serviços da Ymaa, desentupidora 24 horas do RJ! Somos uma empresa que possui mais de 10 anos de experiência no mercado. Oferecemos desobstrução realizada por profissionais devidamente treinados e qualificados. Fale conosco e peça seu orçamento!

Gostou deste artigo? Confira mais assim em nosso blog! Veja conteúdos semelhantes: