Entupimento de colunas coletoras: saiba as causas e como evitar
Publicado em 05 de março de 2021

Quais são as causas e como evitar o entupimento de colunas coletoras?

Compartilhe!

As colunas coletoras são estruturas verticais ligadas diretamente à rede de esgoto. Elas são responsáveis por fazer a coleta da rede de todo um edifício. Esse esgoto, posteriormente, é elevado à rede de tratamento. No caso de um prédio residencial, ela coleta os dejetos de todos os apartamentos. Você já pensou o que aconteceria então se ocorresse o entupimento de colunas coletoras de um edifício residencial? Seria uma situação de muito desgaste.

Neste artigo, a Ymaa Desentupidora apresenta as principais causas do entupimento de colunas coletoras. Além disso, mostra como evitar e identificar o problema. O objetivo é fazer com que você fique ciente e não sofra com esse problema. Veja!

5 causas do entupimento de colunas coletoras

São vários os motivos que levam ao entupimento de colunas coletoras. Como já dito anteriormente, essas colunas de esgoto recolhem os resíduos dos apartamentos (em casos de prédios residenciais). Ou seja, quem causa o entupimento são os moradores dali.

Não há uma causa comum a todos. Dessa forma, é importante que os condôminos fiquem atentos e, individualmente, tentem evitar prejudicar a rede. Por isso, é preciso que saibam as causas, para assim não obterem problemas.

1- Lixo no vaso sanitário

Uma das maneiras mais comuns de entupimento é utilizar o vaso sanitário como lixeira. Algumas pessoas têm o hábito de realizar o descarte incorreto de objetos e resíduos nesta peça. Acontece que essa prática pode levar tanto ao entupimento da privada quanto da coluna de esgoto. Entre esses objetos inapropriados para descarte no compartimento encontram-se:

  • fio dental;
  • preservativo;
  • absorvente;
  • papel higiênico;
  • entre outros.

2- Despojo no ralo ou na pia do banheiro

O ato de não tampar a pia ou ralo ao tomar banho, se barbear, entre outros, pode causar problemas na tubulação. Isso porque, mesmo que pequenos, alguns objetos podem obstruir a passagem da água. Ao se acumularem eles causam um problema ainda maior.

3- Resíduos na pia da cozinha

A pia da cozinha é outro espaço onde algumas pessoas usam para descarte. Acontece que a comida também causa e contribui para o entupimento de colunas. Neste caso, é interessante fazer o uso dos ralos de pia específicos, como a válvula de escoamento.

4- Acúmulo de gordura

Outro fator causador de entupimento de colunas coletoras é a gordura. O acúmulo dela nos canos ou na caixa de gordura pode causar graves consequências à tubulação. Entre as situações que agravam o problema estão:

  • despejar restos de comida na privada;
  • jogar óleos na pia da cozinha.

5- Tubulação antiga

A presença de tubulações antigas ou canos desgastados na rede pode causar, também, entupimento. Eles já não estão funcionando da forma devida. É preciso fazer a substituição nesses casos.

Evitando problemas

Como visto, são várias os possíveis motivos de entupimento. A forma mais fácil de evitar problemas do tipo é evitar praticar essas ações. É preciso, no entanto, que um condômino ou o síndico certifique-se de notificar os outros moradores quanto a causa. Apenas quando todos contribuem os problemas cessam de vez.

Outra forma importante para evitar tais problemas é realizar a manutenção preventiva. Essa garante que as colunas estarão sempre desobstruídas. Além disso, o profissional também identifica se está na hora de trocar a tubulação. Sendo assim, os problemas de entupimento não ocorrerão. A contratação de uma desentupidora é essencial nesse caso. Apenas um profissional garante a eficácia do serviço.

Como identificar?

É comum que quando há um entupimento de colunas de esgoto ocorram:

  • alagamentos em garagens;
  • inundações em apartamentos.

Porém, existem formas de identificar antes que isso aconteça. Alguns sinais de ocorrência de obstrução são:

  • barulhos nos ralos;
  • mau cheiro – podem vir de ralos ou outras saídas;
  • problema na descarga – quando é acionada e a água sobe mais antes de descer;
  • baixo fluxo de água na pia.

Entupiu? Conte conosco!

A Ymaa Desentupidora é uma empresa que atende desde residências até redes empresariais. Nós fazemos diversos serviços de desentupimento. E utilizamos os melhores e mais eficientes materiais, sempre prezando pelo melhor. Precisando de uma desentupidora profissional? Entre em contato com a gente!

Gostou do que acabou de ler? A Ymaa tem um blog próprio onde aborda outros assuntos dentro desse tema. Confira algumas sugestões: