entupimento de canos
Publicado em 02 de setembro de 2020

Entupimento de canos: como evitar e resolver o problema?

Compartilhe!

Canos entopem por diversos motivos, sejam em casas ou condomínios. Podemos citar entre eles o acúmulo de gordura, resto de comida ou até mesmo cabelo. Além do incômodo pela água empoçada em diversos ambientes da casa, tendo um possível retorno pelos ralos, também é provável que um odor desagradável venha da superfície. Deseja saber como evitar e como resolver o entupimento de canos? A Ymaa Desentupidora te dá um passo a passo neste novo artigo.

4 ações que evitam o entupimento de canos

1. Tirar fios de cabelo do ralo após o banho

O entupimento de canos por conta de fios de cabelo é muito comum e, uma hora ou outra, vai acontecer. Até porque, não temos como impedir a queda do cabelo durante a lavagem. Entretanto, existem algumas ações que podem retardar o problema.

Você pode observar que em ralos com tampa – ou grelha como também é chamado -, os fios ficam acumulados nesta superfície antes de chegar aos canos. Um grande passo é retirar aquele acúmulo após o banho, evitando que um grande número de resíduos chegue ao encanamento.

2. Instalar grelhas ou telas nos ralos

Alguns objetos pequenos podem acabar caindo no ralo da pia, como tampa de pasta de dente, assim como restos de comida. Em alguns casos, esses elementos podem se instalar na curvatura do cano, dando um trabalho imenso para removê-los. Existem pequenas grelhas ou telas que podem ser instaladas nas pias de cozinha e banheiro e que impedem a passagem desses materiais.

3- Não jogar papel no vaso

Essa é clássica, mas algumas pessoas ainda insistem nesse mau hábito. Com o tempo, o papel pode se acumular, causando o entupimento de canos. O sistema de esgoto do nosso país não é preparado para este tipo de descarte. Portanto, o ideal é ter uma cesta de lixo ao lado do vaso sanitário, para despejar os papéis usados.

4- Não jogar óleo na pia

Jogar óleo no ralo da pia da cozinha é um erro gravíssimo e que pode causar problemas não só para o encanamento, como para o meio ambiente. A gordura do óleo não se dissolve em água, portanto, ela tende a acumular, gerando o entupimento de canos. O ideal é colocar o material a ser descartado em uma garrafa pet e enviá-lo para reaproveitamento.

O cano entupiu. E agora?

O ideal é não tentar resolver o entupimento de canos com soluções caseiras, por mais simples que elas possam parecer. Chame uma empresa especializada e conte com um serviço de qualidade, evitando prejuízos ainda maiores.

Para isso, conte com a Ymaa Desentupidora. Somos uma desentupidora do Rio de Janeiro que lhe oferece serviço de desentupimento em pias, canos, tubulação de esgoto/gordura, caixas de esgoto/gordura, piscinas, vaso sanitário e todo tipo de ralo.

Entre em contato conosco e peça já seu orçamento!