veja a diferença entre fossa e caixa de gordura
Publicado em 08 de fevereiro de 2021

Saiba qual é a diferença entre fossa e caixa de gordura!

Compartilhe!

Como já foi dito aqui no blog, uma das tarefas mais importantes da segurança no lar é a checagem da fossa e caixa de gordura. Afinal, esses dois elementos são os principais quando falamos sobre armazenagem de resíduos em uma residência. Quer saber mais sobre a diferença entre fossa e caixa de gordura? Prossiga a leitura deste artigo!

Qual a diferença entre fossa e caixa de gordura? Veja aqui!

Conhecer a diferença entre fossa e caixa de gordura é fundamental para reduzir os fatores de risco relacionados ao sistema hidráulico. Sendo assim, o uso correto destes componentes tende a promover mais segurança e estender a vida útil de diversos outros elementos que estão dispostos no ordenamento das redes existentes no lar.
Saiba qual a diferença entre fossa e caixa de gordura abaixo.

Fossa

As fossas domésticas são unidades de tratamento primário do esgoto. Dentre os modelos existentes, o tipo séptica é o mais recomendado para residências. Neste, os dejetos são lançados em um recipiente de armazenagem, onde o material sólido se sedimenta e a gordura fica retida no fundo do reservatório.

Logo, a decomposição do esgoto, neste sentido, se classifica como anaeróbia em função da baixa quantidade de oxigênio presente no recipiente que forma a fossa.

Algo importante a ser dito é que as fossas cumprem com o papel de proteger os moradores de doenças, como verminoses, por mantê-los afastados da matéria de esgoto. Além disso, também evitam o aparecimento de moscas e outros insetos.

A limpeza deste recipiente deve ser feita com regularidade por uma empresa especializada, com o objetivo de evitar contaminação.

Caixa de gordura

Continuando nossa reflexão sobre a diferença entre fossa e caixa de gordura, vamos ao segundo item.

A caixa de gordura impede entupimentos causados por acúmulo de dejetos nos canos da cozinha. Essa é a razão da importância dela para o sistema hidráulico.

Pode ser fabricada por diversos materiais, sendo os mais comuns PVC e alvenaria. Contém subdivisão em duas câmaras, receptora e vertedoura, que ficam separadas por septo não removível.

O tamanho da caixa de gordura é diretamente proporcional à capacidade total de armazenamento. À vista disso, quanto maior for a dimensão, maior a capacidade.

Assim como a fossa, a caixa de gordura também cumpre com o papel de impedir o aparecimento de insetos, evitar mau cheiro e manter a segurança dos moradores.

A falta de limpeza deste reservatório pode ocasionar os seguintes problemas:

  • transbordamento;
  • entupimento de canalizações;
  • escoamento lento;
  • mau cheiro.

Nós conhecemos a diferença entre fossa e caixa de gordura!

Entendeu quais são os pontos principais sobre a diferença entre fossa e caixa de gordura? Nossa empresa realiza serviço 24 horas de desentupimento de caixa de gordura, fossa, pia, ralo, cano, coluna, vaso sanitário e esgoto.

Entre em contato conosco e peça já seu orçamento. Resolvemos o problema sem fazer sujeira. Conte com a nossa eficiência!

Leia outros artigos como este em nosso blog. Encontre: