Pia com muita água: Por que não desentupir pia sozinho?
Publicado em 22 de junho de 2022

Por que não desentupir pia sozinho? Entenda o motivo!

Compartilhe!

Quando a pia entope, é comum buscarmos várias soluções diferentes na internet para resolver o caso. Pensar numa solução caseira e mais rápida, contudo, pode custar mais do que se esperava. Em alguns casos é possível que a solução caseira piore a situação. Isso porque existem práticas na internet que podem danificar ainda mais os canos. Veja neste artigo da Ymaa Desentupidora porque não é uma boa ideia desentupir pia sozinho!

Por que não se deve tentar desentupir pia sozinho?

Antes de mais nada, nunca é recomendado desentupir tubulações, seja de esgoto ou outro tipo, sozinho. Para desentupir qualquer tubulação, é preciso descobrir a raiz do problema, que pode não ser tão visível.

É necessário estar munido de equipamentos específicos para realização desse tipo de feito. Isso ajuda a evitar mais problemas.

Algumas pessoas que tentam desentupir pia sozinho costumam tentar resolver com soda cáustica e outros produtos químicos. Porém, isso não é o mais recomendado. Esses produtos podem até dissolver gordura, mas também derretem os canos do encanamento.

Materiais pontiagudos, como fios de arame ou cobre, também são muito usados quando alguém tenta desentupir pia sozinho. Mas estas também não são as melhores opções para um desentupidor de canos. Esses materiais podem perfurar os canos ou causar estragos irreparáveis.

Desvantagens em desentupir pia sozinho

1- Exagerar no uso de químicos, como soda cáustica

Certamente você já ouviu alguém dizer que a soda cáustica é excelente para desentupir canos. Contudo, como já dito anteriormente, seus efeitos também podem levar a certos prejuízos.

A soda cáustica é um produto químico bastante agressivo. E, embora possa ser comprado com facilidade, pode resultar em sérios acidentes domésticos. Se ingerida por acidente, pode danificar boca, língua, esôfago, laringe e faringe, por exemplo. Ela também pode gerar danos ao sistema respiratório e até uma queimadura de terceiro grau, se em contato com a pele. Além disso, os canos podem acabar sofrendo com os efeitos da soda cáustica.

2- Causar vazamento

Outro risco em desentupir pia sozinho (a) está na possibilidade de causar um enorme vazamento de esgoto. Às vezes, ao tentar desobstruir um cano, a pessoa acaba usando objetos pontiagudos. Como explicamos antes, esses materiais podem perfurar ou rachar os canos. Então, além de não resolver o problema, você estaria causando outro, ainda pior.

3- Gerar danos estruturais

Sabe-se que, com as técnicas de hoje, não é mais preciso sempre quebrar paredes para resolver problemas de encanamento. Porém, o ato de “cutucar” um local entupido pode levar a danos estruturais imprevistos. Isso inclui a pia, a parede e chão.

Considerar essa possibilidade é muito importante, pois ninguém gosta da ideia de lidar com uma cozinha alagada e com mau cheiro. Em locais comerciais como salões de beleza e restaurantes, isso é ainda mais imperativo.

Qual a melhor forma de realizar o desentupimento?

Se você está com problemas de entupimento, o ideal é contratar uma desentupidora profissional. A empresa consegue entender e resolver um problema de obstrução de maneira mais simples, utilizando técnicas nas quais é experiente e qualificado.

A Ymaa Desentupidora é uma desentupidora 24 horas do RJ! Contamos com profissionais qualificados e experientes. Se você precisa de ajuda com a desobstrução em casa, conte conosco! Desentupimos ralos , canos, pias , vasos sanitários, entre outros. Entre em contato e garanta um serviço eficiente!