Vemos um desentupimento feito em casa. Conheça os mitos!
Publicado em 06 de outubro de 2021

Quais são os mitos sobre o desentupimento feito em casa? Conheça 5!

Compartilhe!

Alguns assuntos relacionados à obstrução trazem dúvidas frequentes. Entre os principais questionamentos, muito se discute sobre a eficiência das soluções caseiras. Existem alguns mitos referentes a esse tema, culpados de problemas em encanamentos. Por conta disso, a Ymaa Desentupidora montou este artigo. Aqui, nós apresentamos 5 mitos sobre o desentupimento feito em casa. Saiba mais!

Desmistificando 5 mitos sobre desentupimento feito em casa!

1- “Produtos químicos sempre desentopem”

Existem produtos químicos que ajudam a resolver obstrução de tubulações, como a soda cáustica. Porém, isso não é verdade sempre. Essa crença é, na verdade, um mito.
Afinal, existem situações onde há acúmulo de objetos, como papel higiêncio. Nesses casos, é preciso utilizar vara, arame ou outra técnica que consiga puxar o item obstruidor.

2- “Balde de água quente funciona sempre”

Outro mito sobre o desentupimento feito em casa é sobre o uso de água quente. Apesar de parecer uma solução simples, eficiente e milagrosa, não funciona sempre!

Se a causa da obstrução for uma pinça, tufo de cabelo ou absorvente, por exemplo, é provável que a água transborde.

Em alguns casos, a pressão exercida e a temperatura ajudam a desentupir o ralo. No entanto, existem situações em que apenas um profissional consegue resolver sem gerar prejuízos extras. Afinal, o encanador sabe usar as técnicas apropriadas, de acordo com o local a ser desobstruído.

3- “Refrigerantes são soluções certeiras”

Se enganam aqueles que consideram o refrigerante uma solução milagrosa. Assim como no caso dos produtos químicos, acredita-se que a bebida conseguirá resolver qualquer entupimento. No entanto, ela conseguirá apenas empurrar restos de comida e gorduras pequenas. Se a obstrução for maior que isso, apenas um desentupidor profissional conseguirá resolver!

4- “Envolva o vaso com plástico filme”

Um dos métodos difundidos para o desentupimento feito em casa é utilizar plástico filme. Também existe a versão que indica o uso de toalha. A ideia é beneficiar-se da própria pressão do vaso sanitário. Porém, as chances de a técnica funcionar são pequenas.

O ideal é chamar um profissional que saiba usar o hidrojateamento, máquina eletro-rotativa, entre outros equipamentos específicos. Assim, você garante a resolução do problema!

5- “A melhor forma de economizar é desentupir sozinho”

Tentar realizar um desentupimento feito em casa com a crença de que não vai gastar muito dinheiro é errado. Em alguns casos é possível que a solução caseira piore a situação. Afinal, existem artifícios sugeridos na internet que incluem pegar um objeto qualquer e empurrar o item que está no cano. Esse ato pode piorar o quadro da obstrução e, ainda, danificar a tubulação. Os prejuízos e gastos totais serão maiores que chamar um encanador, que conhece e sabe como aplicar as técnicas certas.

Qual a melhor forma de realizar o desentupimento?

Se você está com problemas de entupimento, o ideal é contratar uma desentupidora profissional. A empresa consegue entender e resolver um problema de obstrução de maneira mais simples. Utilizando técnicas nas quais é experiente e qualificado, o desentupidor garante a resolução do problema e evita danos causados por uso de soluções caseiras.

A Ymaa Desentupidora é uma desentupidora 24 horas do RJ! Contamos com profissionais qualificados e experientes. Se você precisa de ajuda com a desobstrução em casa, conte conosco! Desentupimos ralos, canos, pias, vasos sanitários, entre outros. Entre em contato e garanta um serviço eficiente!