Vemos uma pessoa descartar óleo de cozinha.
Publicado em 27 de abril de 2022

Qual a melhor maneira de descartar óleo de cozinha usado?

Compartilhe!

Muitas empresas e consumidores usam o óleo de cozinha para fritar alimentos, em seus estabelecimentos ou em casa. A maioria da sociedade ainda não sabe o que fazer com o óleo usado e acaba descartando na pia. Mas, descartar óleo de cozinha da maneira incorreta pode causar danos ao meio ambiente, entupimento da rede de esgoto e entre outros prejuízos. Veja, no artigo da Ymaa Desentupidora, a melhor maneira de descartá-lo!

O descarte de óleo

Você sabia que o Brasil descarta cerca de 1 bilhão de litros de óleo incorretamente todo ano? Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) e do IBGE, descartar óleo de cozinha incorretamente provoca prejuízos sociais e ambientais.

Como funciona o processo do óleo usado após descartado incorretamente?

Normalmente no encanamento das residências existe a caixa de gordura, que armazena a gordura procedente das pias. O despejo incorreto de óleo de cozinha na pia promove o acúmulo de gordura na caixa e o entupimento dos encanamentos.

O restante do óleo que conseguiu passar pelos encanamentos e não ficou suspenso na caixa de gordura chega nas redes responsáveis pelo esgoto doméstico. As redes de esgoto são elaboradas para transportar somente líquidos. Embora, o óleo tenha consistência líquida, quando é misturado com a água acaba realizando o processo de solidificação, resultando na obstrução da tubulação e mau funcionamento para a estação de tratamento de esgoto.

Quando o esgoto sem o tratamento ideal, misturado com o óleo de cozinha, chega aos mananciais, rios ou mar e chega na superfície, causa diversos prejuízos. Entre eles podemos citar a morte de diversas espécies de animais, alagamentos nas cidades em períodos chuvosos, contaminação da água e solo, alterações na estrutura do encanamento da residência, refluxo de esgoto e entre outros.

Dicas para descartar óleo de cozinha usado corretamente

Depois de utilizar o óleo de fritura, com ele já frio é só depositar o restante em uma garrafa PET. Essa ação reduz as ameaças de entupimento de canos e tubulações, além de manter o óleo preservado para ser encaminhado para reciclagem. Se você é do Rio de Janeiro o site da Recicloteca Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente apresenta pontos que realizam coleta de óleo usado.

Conte com a Ymaa Desentupidora!

Somos uma empresa de desentupidora do RJ, podemos te ajudar com qualquer tipo de entupimento e realizamos manutenção preventiva na tubulação. Nossos serviços estão disponíveis 24 horas por dia e temos um atendimento espetacular. Peça seu orçamento!