conheça os cuidados com a pia da cozinha
Publicado em 08 de fevereiro de 2021

Evite entupimento! Pratique 5 cuidados com a pia da cozinha

Compartilhe!

Você tem dado a devida atenção à pia da sua cozinha? Apesar de parecer inofensiva, a plataforma pode apresentar graves problemas se não for cuidada corretamente. Entre eles, o entupimento da tubulação e transbordamento de água. Você não quer que isso ocorra na sua casa, certo? Portanto, fique atento! Neste artigo, listamos alguns cuidados com a pia da cozinha para adotar no seu dia a dia. Acompanhe!

Siga 5 principais cuidados com a pia da cozinha

1) Retire os restos de comida

Vai lavar a louça depois do almoço? Esqueça a ideia de jogar os pratos sujos de comida dentro da pia. Os resíduos orgânicos podem descer pelo ralo e obstruir a passagem de água, causando, assim, o entupimento da pia.
O ideal é que você descarte os restos de comida no lixo e retire o excesso de gordura com papel toalha. Este é um dos cuidados com a pia da cozinha que ainda te ajudam a economizar água!

2) Nunca jogue óleo no ralo

Fez fritura no jantar? Então, é seu dever armazenar o óleo em um recipiente com tampa (garrafa PET ou embalagem de vidro) e enviá-lo à coleta seletiva.
O óleo não se dilui em água. Se você simplesmente descartá-lo na pia da cozinha, ele irá direto para os canos e grudará nas paredes das tubulações.
Resultado: o acúmulo de gordura impedirá o fluxo normal da água, podendo entupir a pia gravemente.

3) Descarte qualquer resíduo na lixeira

Um dos principais cuidados com a pia da cozinha é não descartar qualquer resíduo que seja somente na lixeira. Quando jogamos lixo na pia, ele desce pelo ralo e bloqueia a passagem da água pelos canos. É entupimento na certa!
Restos de alimentos, pó de café, pedaços de plástico e papel, gordura, embalagens e quaisquer outros resíduos devem ficar bem longe da pia. Portanto, seja qual for o resíduo, descarte-o sempre na lixeira.

4) Use telas e peneiras de proteção

Para evitar que resíduos possam entupir a pia, o ideal é tampar a entrada do ralo. Para isso, instale telas, peneiras ou redes de proteção no local. Assim, é possível reunir todos os restos de alimentos e sujeiras de uma vez só e descartá-los no local correto (lixeira).

5) Faça uma limpeza preventiva

Entre os cuidados com a pia da cozinha está a limpeza periódica. Ela deve ser feita toda semana para que seus efeitos higienizadores sejam prolongados. Além de ser eficaz, é bem simples de fazer: jogue detergente ou sabão em pó no ralo. Depois, despeje 5 litros de água fervente em abundância no local. Pronto! Agora você já preveniu que ocorram futuros entupimentos na sua cozinha.

Conte com a Ymaa Desentupidora

A pia da cozinha entupiu e você não sabe o que fazer? Conte com a Ymaa! Somos uma desentupidora 24 horas no RJ  que está pronta para lhe atender a qualquer momento.
Temos todas as técnicas e equipamentos necessários para realizar desentupimento de pia e outros locais com rapidez e segurança. Não faça nada sozinho! Você pode colocar sua saúde e a sua casa em risco. Ligue para nós e deixe que resolvemos tudo para você!

Gostou deste artigo? No Blog da Ymaa você encontra outros conteúdos interessantes: