como desentupir pia
Publicado em 02 de setembro de 2020

Como desentupir pia? Confira 6 métodos úteis!

Compartilhe!

Uma pia entupida, seja no banheiro ou na cozinha, além de causar transtorno é um tanto anti-higiênica, concorda? Afinal, toda a água suja se acumula enquanto você utiliza o recipiente e não é algo agradável de se lidar. Dependendo do nível de entupimento, existem algumas técnicas que você pode tentar utilizar para melhorar o fluxo da água. Entretanto, lembre-se que o mais indicado sempre será um serviço profissional, como o oferecido pela Ymaa Desentupidora. Quer saber como desentupir pia? Acompanhe nosso artigo!

Métodos fáceis de como desentupir pia

1. Desentupidor de borracha

Você encontra esse produto em supermercados, mercearias e diversos estabelecimentos comuns ao dia a dia. Fazendo pressão no ralo de cima para baixo, por vezes você consegue eliminar um pouco da sujeira e fazer com que a água desça mais rápido. Entretanto, é uma solução temporária e não resolve o problema por completo.

2. Bicarbonato de sódio

Para começar seu processo de como desentupir pia, você vai precisar de:

  • 1 copo de bicarbonato de sódio;
  • ½ xícara de vinagre;
  • água quente;
  • um pano velho.

Jogue o bicarbonato de sódio dentro do ralo junto ao vinagre e tampe com o pano, para impedir que os alimentos que estão presos no sifão retornem. Deixe agir por 30 minutos e, após o tempo corrido, despeje bastante água quente para eliminar todas as impurezas.

3. Soda cáustica

Anote a lista de coisas que você irá precisar para este método de como desentupir pia:

Despeje bastante água quente na pia, para limpar a superfície. Depois disso, jogue a soda cáustica no ralo, tomando cuidado para que não entre em contato com a sua pele. Além disso, o ideal é proteger os olhos, nariz e boca contra possíveis gases liberados. Deixe agir por 5 minutos e venha com outra remessa de água quente, despejando o conteúdo no ralo.

4. Detergente

Vamos aos ingredientes:

  • 1 litro de detergente;
  • 5 litros de água quente.

Essa indicação é mais fácil, basta que você misture os dois componentes e despeje no ralo aos poucos, até perceber que a água voltou a escorrer em um fluxo normal. Entretanto, é eficaz apenas se o problema de entupimento for ocasionado por gordura acumulada. Se a causa envolver restos de comida ou algo mais específico, esse passo a passo não vai funcionar.

5. Refrigerante de cola

Esse passo a passo de como desentupir pia é o mais fácil de todos, mas considerado um desperdício para as amantes do refrigerante. Despeje 2 litros na pia entupida e espere até descer pelo ralo. Por conter ácido fosfórico, o refrigerante de cola ajuda a dissolver a gordura. Mas, assim como o detergente, não é eficaz em todos os casos de entupimento.

6. Arame

Assim como o desentupidor de borracha, a técnica do arame trançado é um velho conhecido de quem precisa desobstruir canos. Use 3 arames maleáveis e faça uma trança com eles, com um gancho para cima. Feito isto, basta enfiar no cano e tentar puxar o que estiver no caminho com movimentos circulares. Lembre-se de tentar não empurrar mais o material.

Nós te apresentamos os métodos caseiros de como desentupir pia. Mas, como dito no começo deste artigo, contar com uma empresa líder de mercado é sempre a melhor opção.

Conheça a Ymaa Desentupidora

Somos uma desentupidora do Rio de Janeiro que lhe oferece variedade de serviços, ótimo custo-benefício, uso de equipamentos e técnicas modernas e atendimento 24 horas.

Oferecemos serviço de desentupimento em pias, canos, tubulação de esgoto/gordura, caixas de esgoto/gordura, piscinas, vaso sanitário e todo tipo de ralo.

Entre em contato conosco e peça já seu orçamento!