Um profissional sentindo um odor ruim. Saiba quais são as causas do mau cheiro de tubulações!
Publicado em 02 de dezembro de 2021

Quais são as causas do mau cheiro de tubulações?

Compartilhe!

Sofre com cheiro rançoso e desagradável em casa? Esse problema pode surgir por diferentes motivos, como entupimento de ralos e pias ou falta de manutenção. A seguir, a Ymaa Desentupidora apresentou 5 possíveis causas do mau cheiro de tubulações. Veja se você consegue identificar a sua e resolva!

5 causas do mau cheiro de tubulações

1- Acúmulo de sujeira no sifão

Uma das principais causas do mau cheiro de tubulações é o acúmulo de sujeira no sifão da pia. Se você sente o odor ruim perto desse artefato, em cozinha ou banheiro, esse pode ser o problema. Ele ocorre devido à falta de manutenção, principalmente, e ao jogar dejetos não apropriados, como restos de comida.

Uma das formas de evitar esse problema é utilizando o protetor para ralo de pia. Ele evita que os resquícios de comida do prato, por exemplo, desçam para o ralo. Fazer uma manutenção periódica também pode ajudar. Já para resolver o problema, o ideal é contatar um técnico e solicitar a limpeza do sifão de pia.

2- Vedação inadequada na saída da bacia sanitária

Outra causa comum para o mau odor é a vedação inadequada na saída da bacia sanitária. Ou seja, na parte debaixo do vaso sanitário. O problema pode ocorrer na instalação ou ao longo do tempo. Para resolver, será preciso chamar um técnico ou encanador para recolocar o artefato e vedar.

3- Falta de manutenção da Caixa de Inspeção

A falta de manutenção da Caixa de Inspeção também está entre as causas do mau cheiro de tubulações. Isso porque se ela estiver cheia, entupida ou com a tampa mal vedada, pode exalar o odor desagradável, que será espalhado pelo encanamento. A resolução é simples: chamar um encanador e notificar o sintoma de problema. Ele fará o resto!

4- Escassez de limpeza da Caixa de Gordura

A falta de limpeza da Caixa de Gordura também pode gerar o problema do odor. Afinal, a estrutura fica responsável por armazenar os restos de óleo e gordura despejados pelos canos. Por isso, deve receber uma higiene regularmente. Indicamos que a limpeza seja feita a cada seis meses.

No entanto, em casos de mau cheiro, prefira chamar o encanador antes. Ele ficará responsável por descobrir a origem do problema e resolvê-lo. Aproveite para certificar-se, também, de que sua estrutura possui o tamanho mínimo instituído pela NBR 8160, de 18 litros para residências.

5- Entupimentos

Outra causa comum para o mau cheiro é o entupimento de canos. Pode ocorrer em vasos sanitários, pias, ralos, entre outros. Nesses casos, o odor surge perto desses pontos. Para resolver, recomendamos que solicite a visita de um encanador. Ele poderá ajudar a entender a origem do cheiro, se é proveniente de entupimento ou não, e indicará a solução.

Ymaa Desentupidora: sua solução em desentupimento!

Está com problema para descobrir as causas do mau cheiro de tubulações que assombram sua residência? Veio ao lugar certo! A Ymaa Desentupidora é uma empresa especializada no tratamento de canos e desentupimento na Zona Sul do RJ. Oferecemos atendimento personalizado e profissional. Garantimos o melhor auxílio! Quer contar com nossa ajuda para resolver seu problema? Então, entre em contato!

Links úteis: desentupidora recreio; desentupidora barra da tijuca;