Na imagem vemos uma das causas do entupimento de vaso sanitário: papel higiênico.
Publicado em 14 de Maio de 2021

Entenda quais são as causas do entupimento de vaso sanitário!

Compartilhe!

Já precisou receber uma visita em casa e ficou com vergonha por conta do vaso sanitário entupido? Saiba que esse desconforto é comum. Além disso, conhecer os motivos para a obstrução de imediato é muito difícil para pessoas leigas no assunto. Por essa razão, como especialistas, desenvolvemos este artigo para tratar sobre as causas do entupimento de vaso sanitário. Leia-o para conhecer tópicos que nunca te contaram! Desejamos uma ótima leitura.

Conheça as principais causas do entupimento de vaso sanitário!

1- Papel higiênico

Segundo o item 3.3 da Norma Brasileira 8160/ABNT, o vaso sanitário é destinado apenas aos dejetos humanos. Dessa forma, o despejo do papel higiênico na privada não é recomendado. Ainda que deixar de seguir essas regras seja uma das principais causas do entupimento de vaso sanitário, algumas pessoas insistem em fazê-lo.

Apesar de o papel ser um material considerado solúvel em água, o acúmulo dele gera obstrução. Ou seja, a água e os dejetos não conseguem passar facilmente por ele.

Logo, evite jogar papel higiênico no vaso sanitário.

2- Fio dental

Outro utensílio de higiene pessoal que é usualmente descartado na privada é o fio dental. O material é composto de nylon, fibra criada sinteticamente.

Quando descartado no vaso sanitário, existe a possibilidade de não conseguir passar pela tubulação. Pode permanecer imerso e não se mover. Assim, pode permanecer imerso e não se mover. Por conta disso, na medida em que mais materiais são despejados na privada, a obstrução pode surgir. Portanto, essa se torna uma das causas do entupimento de vaso sanitário.

3- Absorvente

É importante que os absorventes sejam descartados de forma correta: na lixeira. Ao descartá-lo na privada, mesmo que chegue à tubulação, o absorvente pode causar uma obstrução. Dessa forma, seguir as orientações para o descarte evita que se torne mais uma das causas do entupimento de vaso sanitário.

4- Gorduras e óleos de cozinha

O uso do vaso sanitário como meio de descarte de restos de alimentos, gorduras e óleos de cozinha é uma das razões de entupimento. Seja no encanamento da privada ou na tubulação do esgoto, a gordura dessas substâncias pode se prender nas paredes dos canos. Desse jeito, a fluidez da água pelas tubulações fica menor e causa uma obstrução não desejada.

Para resolver essa situação talvez seja necessário recorrer à desentupidora de esgoto do RJ.

5- Muitos dejetos juntos

Essa não é exatamente o qual se pode evitar, porém é uma das causas do problema. O contratempo pode ainda ser mais grave quando o morador tem práticas como as citadas anteriormente.

As principais soluções para isso são tentar contornar o problema sozinho (se for simples) ou chamar uma desentupidora de vaso sanitário.

6- Queda de pequenos objetos

Seja de propósito ou de forma acidental, a queda de pequenos objetos no vaso é comum. Porém, mesmo que de tamanho reduzido, eles causam a obstrução de uma tubulação. Isso porque qualquer acúmulo de resíduos pode gerar o entupimento. Entre esses pequenos objetos podem estar:

  • anéis;
  • pulseiras;
  • aparelho e acessórios dentários;
  • sabonete, entre outros.

7- Fossa entupida

A fossa séptica é a unidade primária de tratamento do esgoto doméstico. O entupimento dessa parte gera diversos problemas. Essa obstrução não afeta apenas o vaso sanitário, mas também gera problemas para ralos, pias, canos, entre outros. Ou seja, toda a tubulação é atingida.

O entupimento da fossa geralmente está ligado ao preenchimento total dela. Assim, a vazão e escoamento da água ficam prejudicados. É preciso realizar uma limpeza de fossa.

Conte com a Ymaa Desentupidora!

Entendeu quais são as causas do entupimento de vaso sanitário? O próximo passo é fugir desse contratempo. Para isso, evite as práticas citadas acima.

Problemas com entupimento de vaso sanitário? Conte com uma excelente desentupidora do Rio de Janeiro! Além da desobstrução de privadas, nós oferecemos esse serviço para colunas, pias, canos, entre outros.

Precisando do nosso atendimento? A Ymaa está disponível 24 horas por dia. Entre em contato! Você também pode ligar para (21) 3297-3588 ou contatar-nos pelo Whatsapp. Conte conosco!

Links úteis: desentupidora recreio; desentupidora zona sul rj