Vaso sanitário com papel higiênico mostrando uma das causas do entupimento de esgoto
Publicado em 11 de dezembro de 2020

Causas do entupimento de esgoto? Descubra quais são!

Compartilhe!

As causas do entupimento de esgoto são diversas. Muitas vezes envolvem o descarte incorreto de alguns resíduos. Dessa forma, torna-se importante que as pessoas entendam quais são esses motivos e não os repitam. Assim, evita-se problemas e contratempos.

Quer saber quais são as principais causas do entupimento de esgoto? A gente explicou neste artigo. Continue lendo e entenda o motivo da sua obstrução!

Veja quais são as causas do entupimento de esgoto!

Despejo de gorduras

O derramamento do óleo de cozinha, por exemplo, é uma das principais causas do entupimento de esgoto. Isso acontece porque a gordura se solidifica ao chegar às tubulações. Dessa forma, esse endurecimento acaba por obstruir a passagem de água e outras substâncias. Sendo assim, a gordura e o óleo não devem ser despejados em acessos de tubulação (vasos sanitários, pias de cozinha, ralos).

Uso constante do triturador de alimentos

O uso constante do triturador de alimentos é outra entre as causas do entupimento de esgoto. Mesmo com o uso desse aparelho, os resíduos orgânicos podem ocasionar a obstrução do encanamento. Dessa forma, o ideal é utilizar a grade de ralo de pia e despejar essas sobras de comida na lixeira.

Cabelo

Uma entre as principais causas de entupimento são os fios de cabelo. Eles são geralmente encontrados na tubulação de ralos de banheiro. Portanto, sempre recolha os fios para posteriormente descartá-los de forma adequada.

Fio dental, cotonete e papel higiênico

Esses elementos são os principais responsáveis pelo vaso sanitário entupido. Algumas pessoas acham que estão fazendo o correto. Porém, essa prática é a razão de muitos entupimentos. O ideal é descartá-los no lixo.

Falta de uma rotina de limpeza

Uma rotina de limpeza é uma prevenção do entupimento. Ou seja, se você não tem o cuidado de higienizar os ralos, pias, entre outros, há uma maior chance de entupimento. Dessa forma, torna-se importante criar esse cuidado.

Consequências do entupimento de esgoto

Após entender quais são as causas do entupimento de esgoto, é importante entender quais são as consequências. Assim, saberá a importância de não realizar as ações citadas acima. As principais decorrências da obstrução do esgoto são:

  • formação de mau cheiro;
  • retorno de esgoto;
  • baixa velocidade do escoamento da água.

Além disso, outra consequência pode ser a necessidade de chamar uma desentupidora de esgoto no RJ, como a Ymaa.

Como evitar

Existem algumas ações que podem ajudar a evitar a obstrução do esgoto. Entre elas estão:

  • evitar fazer o que está entre as principais causas do entupimento de esgoto;
  • fazer a limpeza da caixa de gordura;
  • fazer a manutenção preventiva do esgoto.

Conte com a Ymaa Desentupidora!

Entupiu ou deseja fazer uma manutenção preventiva? Conte com a melhor desentupidora de esgoto do RJA Ymaa Desentupidora possui uma equipe experiente e especializada.

Precisa de um profissional? Entre em contato conosco e garanta um excelente serviço! Você também pode falar conosco por meio do número (21) 3297-3588 ou WhatsApp.

 Gostou do artigo? Em nosso blog, você encontra mais como este. Veja algumas sugestões: