caixa de gordura e caixa de esgoto
Publicado em 02 de julho de 2020

Você sabe qual a diferença entre caixa de gordura e caixa de esgoto?

Compartilhe!

Você sabia que caixa de gordura e caixa de esgoto são dois recipientes distintos? Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas ainda se confundem e pensam que são a mesma coisa. Esta confusão pode ainda atrapalhar a solicitação do serviço de desentupimento, essencial para garantir o correto funcionamento dos sistemas. Pensando nisso, a Ymaa Desentupidora preparou este artigo com o intuito de sanar as dúvidas em relação a esse assunto. Confira!

Entenda as diferenças entre caixa de gordura e caixa de esgoto

1 – Finalidade

A primeira diferença entre caixa de gordura e esgoto é a sua função.

A caixa de gordura é um recipiente que retém os resíduos sólidos e gordurosos do preparo de alimentos. Desse modo, ela evita que o encanamento seja bloqueado pelo acúmulo de restos de alimentos. Este sistema é essencial para a manutenção da rede hidráulica de residências, comércios e estabelecimentos.

A caixa de inspeção de esgoto é um pequeno tanque que recebe o esgoto que não possui gordura. Este sistema é ideal para identificar, prever e solucionar problemas que possam causar futuros entupimentos na rede pública.

2 – Utilização

A segunda diferença entre caixa de gordura e de esgoto é em relação à necessidade de utilização de cada sistema. Ambos devem estar presentes em todas as residências, comércios e estabelecimentos, porém posicionados em locais distintos.

A caixa de gordura deve estar ligada diretamente à cozinha, já que ela é responsável por filtrar a gordura despejada na pia. Por outro lado, a caixa de esgoto deve ser instalada próximo aos banheiros e áreas de serviço. O recipiente é capaz de captar a água pluvial, sem esgoto, oriunda destes ambientes.

3 – Tamanho

É possível distinguir caixa de gordura e de esgoto quando observamos o tamanho e a profundidade destes recipientes.

A caixa de gordura pode ser encontrada em vários tamanhos de acordo com sua capacidade de retenção. Nesse sentido, destacam-se os modelos pequenos (10 litros a 30 litros) e duplos (120 litros). Em questão de profundidade, as caixas devem ser limitadas a, no máximo, 1 metro.

Em contrapartida, a caixa de inspeção de esgoto deve ser pequena, feita de PVC ou concreto. Suas dimensões devem ser, no mínimo, 60 cm x 60 cm x 60 cm.

4 – Desentupimento

O último fator de diferenciação entre caixa de gordura e caixa de esgoto é o serviço de desentupimento.

O desentupimento da caixa de gordura depende, basicamente, da limpeza do recipiente. Nesse caso, o excesso de gordura acumulada é retirado e descartado em locais apropriados. Para residências comuns, o indicado é realizar este serviço de 6 em 6 meses. Bares, restaurantes e outros estabelecimentos devem fazer de 3 em 3 meses.

Por sua vez, a caixa de esgoto também deve ser limpa a cada 6 meses. Geralmente, basta levantar a tampa e retirar todos os detritos que impedem a passagem do esgoto. É extremamente importante que ambos os serviços sejam realizados por uma empresa profissional. Isso evita possíveis alagamentos e ocorrência de problemas ainda maiores.

Desentupimento de caixa de gordura e esgoto é com a Ymaa!

Agora que você sabe as diferenças entre caixa de gordura e caixa de esgoto, solicite o serviço correto conosco! A Ymaa é uma desentupidora 24 horas no RJ que realiza o desentupimento de caixa de gordura e desentupimento de caixa de esgoto com equipamentos e técnicas especializadas! Além disso, também realizamos desentupimento de pia, canos, coluna e ralo.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!