Como Desentupir Pias Sozinho

Sabemos que uma pia entupida, seja ela da cozinha ou banheiro, pode dar muita dor de cabeça. Também sabemos que na hora do sufoco, muita gente tenta desentupir a pia com produtos e outros métodos que acabam piorando a situação. Então, fizemos esse artigo para te ensinar como desentupir uma pia sozinho.

Com toda a certeza, ninguém quer ter gastos que podem ser evitados, como a contratação de uma empresa desentupidora. E nem perder horas para resolver o problema sozinho.

Antes de mais nada, você precisa avaliar a gravidade do entupimento. Para isso, basta se perguntar coisas como:

  • A pia entope com certa frequência?
  • Tem muita água acumulada na pia?
  • Alguém jogou algo que não deveria nela?

E aí? Concluiu que o entupimento não é muito grave? Mãos à obra.

Separe as Ferramentas

Se a sua pia entupiu, providencie os seguintes itens para você realizar o desentupimento sozinho:

  • 1 balde que caiba embaixo da pia;
  • 1 par de luvas de borracha;
  • 1 lanterna;
  • 1 desentupidor ;
  • 1 desentupidor tufão;
  • 1 pano limpo.

Além disso, já deixe separado outros itens que você acha que deve usar para limpar tudo depois. Por exemplo, outro balde, pano de chão e vassoura.

E Agora, Por Onde Começar?

Se acaso não tiver água acumulada na pia, deixe acumular um pouco de água para você conseguir utilizar o desentupidor. Visto que ele “pressiona” a água acumulada.

Logo depois, ponha as luvas e posicione o desentupidor sobre o ralo da pia.

Em seguida pressione o desentupidor de uma maneira que ele “mergulhe” na água por uns 20 segundos. E bombeie com força por algumas vezes. Se a água não girar em torno do ralo e começar a descer, tente por mais alguns minutos.

Ainda ficou muita água? Retire o excesso e despeje em outro lugar.

Remova o Sifão

Nessa etapa, primeiramente você deve posicionar o balde embaixo da pia. Em sequência, retire o sifão com bastante cuidado. Afinal você vai tentar colocar o restante da água no balde, sem fazer molhadeira.

O próximo passo é avaliar se tem sujeira acumulada no sifão e removê-la. Atenção: não cometa a bobagem de fazer isso o lavando em outra pia ou descartando a sujeira no vaso sanitário. Certamente, você não quer resolver um entupimento causando outro.

Use o Tufão

Insira o desentupidor tufão na saída de água (aquele pedacinho de cano na parede). E o empurre o máximo que conseguir. Assim que sentir que ele ficou preso em algum obstáculo, será a hora de fazer movimentos de vai e vem. Com o objetivo de que a pressão feita por ele remova a obstrução.

Como Usar o Desentupidor Tufão

O desentupidor tufão é uma espécie de tubo flexível para desentupimento de pias e esgoto em geral. Esse é um de 15 metros, você pode comprar um de 5m.

Se você sentir que a ponta com a mola “agarrou” a obstrução, comece a remover o tufão devagar. Sempre observando a sujeira que vai vir encrostada nele. Se quiser evitar o trabalho de limpar uma sujeira imensa depois, vá despejando a sujeira no balde.

Repita esse processo de inserir o tufão, empurrar, realizar movimentos fortes de vai e vem, e retirar o tufão para remover a sujeira da mola até você sentir que não tem mais nada obstruindo o cano.

Hora de Colocar o Sifão no Lugar

A fim de testar se o escoamento da água voltou ao normal, uma dica é jogar um pouco de água no cano da parede e ver se ela vai sumir.

Infelizmente, o teste real deve ser feito colocando o sifão de volta. Em seguida, use algo para tampar a pia e deixe acumular um pouquinho de água. Depois disso, deixe a água escoar.

A água desceu mas ainda está descendo com lentidão? É o momento de parar tudo e chamar uma desentupidora. E até o serviço ser realizado, mantenha a pia interditada.

Se você for do estado do Rio de Janeiro, pode contar com a gente, da Ymaa Desentupidora. Nosso atendimento é 24 horas, incluindo fins de semana e feriados.

Dicas de Como Evitar Futuros Entupimentos

No caso da pia da cozinha, um item muito importante é aquele ralinho para pias. Ele impede a passagem de restos de comida.

Nunca despeje coisas como comida, pó de café, óleo, etc. Tenha em mente que pias e ralos são exclusivos para escoamento de água até o esgoto.

 

Confira nosso blog para outras dicas relacionadas a desentupimento.